Dom Francisco Vidal preside missa em ação de graças pela nomeação episcopal de Monsenhor Antônio Ederaldo

No último sábado (23), na Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento, em Rio Real, aconteceu a Santa Missa em ação de graças pela nomeação episcopal do Monsenhor Antônio Ederaldo de Santana, Bispo Eleito da Diocese de Irecê-BA. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de Alagoinhas, Dom Francisco Vidal e concelebrada por Pe. Daniel, de Sátiro Dias, Pe. Jaldenir, de Cipó, Pe. Betinho, representante do Clero, Pe. Danilo, Chanceler do Bispado, Pe. Elias, de Rio Real, Pe. Edvânio, de Rio Real e Frei Genilton, de Alagoinhas.

Durante a homilia, Dom Francisco destacou a missão do bispo na Igreja, manifestando sua gratidão pelos serviços desenvolvidos pelo Monsenhor Antônio Ederaldo na Diocese de Alagoinhas. “Hoje a nossa diocese está em festa. Fomos presenteados, no Ano Vocacional, e às vésperas das celebrações do nosso Jubileu de Ouro, com uma dádiva do Céu. Nossa gratidão ao amado Papa Francisco”. Dom Vidal, que presenteou o bispo eleito com uma cruz peitoral, desejou-lhe perseverança e firmeza na nova missão. “A ministério episcopal é serviço, meu caro filho, portanto, lhe peço, mantenha-se firme e perseverante na missão de ser sinal da presença de Deus no meio do nosso povo”. A ordenação episcopal de Monsenhor Antônio Ederaldo vai acontecer no dia 25 de novembro, em Rio Real, e sua posse, em Irecê, no mês de janeiro de 2024.

Sobre o Monsenhor Antônio Ederaldo – Nasceu no dia 16 de abril de 1975 na cidade de Olindina- BA. O sacerdote é o terceiro filho de quatro irmãos de José Bento de Santana e de Josefa Pinheiro de Santana. Cursou o segundo grau como Técnico em Contabilidade na cidade de Catu-BA. Em 1996 fez o Seminário Propedêutico na Arquidiocese de São Salvador-BA, em 2002 iniciou a Filosofia pela Universidade Católica de Salvador, onde concluiu Bacharelado em Teologia em 1997.

No dia 16 de junho de 2002 foi ordenado Diácono em Alagoinhas-BA por Dom Jaime Mota de Farias e no dia 22 de dezembro do mesmo ano foi ordenado Presbítero na sua Diocese de origem, Olindina/BA, pelas mãos de Dom Paulo Romeu Dantas Bastos. Foi nomeado Vigário Paroquial em Nova Soure-BA em 2023 onde permaneceu até 2005. Também neste período fez o curso de especialização em Juventude e assumiu a coordenação da Pastoral da Juventude em sua Diocese. De 2005 foi Vigário Paroquial na Catedral de Santo Antônio e de 2021 a 2023 foi nomeado pelo Metropolita Dom Sérgio da Rocha como Administrador Diocesano. Também assumiu a coordenação da Pastoral do Dízimo Diocesano e foi Diretor Espiritual Diocesano da RCC. Atualmente atuava como Pároco da Paroquia de Nossa Senhora do Livramento – Rio Real-Bahia e Vigário Geral da Diocese.