Previous slide
Next slide

Mês da Bíblia 2023 – Dom Francisco Vidal

Todo dia 30 de setembro a Igreja Católica memoriza, na liturgia, a vida de São Jerônimo, sacerdote, teólogo, confessor, historiador, considerado santo e doutor da Igreja, falecido em Belém, na Palestina, em 430 depois de Cristo. Além dessas qualidades, São Jerônimo é chamado de “Patrono da Bíblia”, título atribuído a ele pelo trabalho de tradução dos textos originais da Bíblia, a Vulgata.

A Palavra de Deus deve fazer parte diária da vida de todo cristão. Mas, para incentivar maior contato com a Bíblia, entrou no calendário pastoral da Igreja no Brasil, o mês de setembro como Mês da Bíblia, em homenagem a São Jerônimo. Foi uma bela iniciativa da arquidiocese de Belo Horizonte, em 1971, quando ela celebrava o seu jubileu de ouro. Hoje tornou-se mês temático em todo o Brasil.

Neste ano, 2023, o Mês da Bíblia tem como tema: “Vestir-se da nova Humanidade” (Ef 4,24). A Cata de Paulo aos Efésios foi colocada como motivadora de estudos durante o mês e animadora da vida dos fieis diante da Palavra de Deus. A intenção é a valorização dos escritos bíblicos na vida das comunidades cristãs e das pessoas individuais. O importante é dedicar tempo com a leitura bíblica.

É fundamental não passar o mês de setembro com a bíblia fechada. A Carta aos Efésios tem apenas seis capítulos, onde o autor fala de unidade na comunidade de Éfeso, uma cidade portuária e muito desunida. Entender esses fatos nos leva a um compromisso maior na comunidade. O que foi dito para o povo de Éfeso, é dito também para nós dentro do contexto de sociedade de hoje.

Tire a bíblia do baú, da prateleira e a coloque em destaque, como fonte iluminadora da vida das pessoas. Nela, é o próprio Deus que fala para todas as famílias e indica o rumo a seguir, trazendo mensagens próprias para cada dia. Além do texto, temos também os comentários feitos por pessoas formadas na Sagrada Escritura. Tudo pode contribuir para uma convivência sadia e saudável.

Em muitas comunidades os cristãos se reúnem em Grupos de Reflexão ou círculos bíblicos e colocam a Palavra de Deus em destaque. Quem participa desses momentos, normalmente toma gosto pela leitura bíblica e consegue refletir sobre o compromisso de formar uma nova humanidade, onde reine a justiça, a paz e o amor. Enfim, a Palavra de Deus faz de nós verdadeiros missionários.

Últimas Notícias