O monsenhor Antônio Ederaldo, nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Irecê, será ordenado no próximo sábado (25). A celebração ocorrerá a partir das 17h, no Estádio Municipal Roberto Santos, em Rio Real.
O presbítero, que é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Livramento e Vigário Geral da Diocese, foi nomeado pelo Papa em setembro. A nomeação ocorreu após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado ao papa por Dom Tommaso Cascianelli, CP, em razão de ter completado 75 anos, conforme prevê o código de Direito Canônico.
Além do bispo diocesano de Alagoinhas, Dom Francisco Vidal, que será o ordenante principal, também vão participar da ordenação do novo bispo, o arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha e o administrador apostólico de Irecê, Tommaso Cascianelli.
A celebração tem previsão de duração de, no mínimo, duas horas, e vai reunir padres, religiosos e fiéis de diversas paróquias das dioceses de Alagoinhas, Irecê e demais dioceses vizinhas.
Quem é o novo bispo?
Padre Antonio Ederaldo de Santana nasceu em Olindina (BA) em 16 de abril de 1975, terceiro filho de José Bento Santana e Josefa Pinheiro de Santana. Cursou o ensino fundamental (primário e ginasial) em Olindina (BA) e curso de Técnico em Contabilidade na cidade de Catu (BA).
Ingressou no Seminário Propedêutico na Arquidiocese de São Salvador (BA). De 1997 a 2002, cursou Teologia e Filosofia na Universidade Católica de Salvador, onde concluiu bacharelado em Teologia. Foi ordenado diácono em 16 de julho de 2002, por Dom Jaime Mota de Farias, e presbítero, por Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, em Olindina (BA), no dia 22 de dezembro de 2002.
Atuou como vigário paroquial em Nova Soure (BA) de 2003 a 2005, mesmo período em que também foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e concluiu o curso de Especialização em Juventude. De 2005 a 2006, foi vigário paroquial na Catedral de Santo Antônio. De 19 de fevereiro de 2006 a 2023, foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Rio Real (BA).
De 2007 a 22 de março 2021 também foi vigário geral da diocese de Alagoinhas (BA). Também foi coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo e diretor espiritual diocesano da Renovação Carismática Católica. De 22 de março de 2021 a 17 de dezembro de 2023 exerceu a função de administrador diocesano por nomeação do metropolita cardeal Dom Sergio da Rocha, primaz do Brasil.